A seguir, algumas das principais orientações e cuidados de limpeza com o CPAP e os acessórios:
Se acabar a energia elétrica enquanto estiver dormindo, não se preocupe. Você conseguirá manter a sua respiração normalmente. Caso tenha desconforto, retire a máscara e aguarde o fornecimento de energia reestabelecer para reiniciar à sua terapia e dormir tranquilamente com o uso do seu equipamento.
Em caso de ressecamento nasal ou oral, informe ao seu fisioterapeuta. O ideal é realizar ajustes de temperatura, umidificação e alguns casos, da própria pressão do equipamento. A presença de vazamento não-intencional pode intensificar estes sintomas. O uso de soro fisiológico ou gel umectante (indicação médica) no nariz pode aliviar os sintomas temporariamente.
ATENÇÃO!
- O filtro do equipamento deve ser trocado há cada 3 meses.
- A mangueira ou circuito deve ser trocada há cada 6 meses e a máscara o ideal é a troca anual.
- O copo umidificador deve ser trocado uma vez ao ano ou sempre que apresentar sinais de desgaste metálico.
HIGIENIZAÇÃO E CUIDADOS
- Nunca transporte o CPAP com a água na câmara umidificadora. pode danificar o seu equipamento!
- Use somente água destilada ou natural, temperatura ambiente no copo umidificador.
- A câmara umidificadora deve ser higienizada internamente uma vez por semana. Siga o passo-a-passo:
água filtrada em abundância e detergente neutro / agitar essa solução na câmara / utilizar esponja convencional para limpeza interna, incluindo silicone e tampa de proteção / enxaguar e repetir o processo / finalize enxaguando com água morna até retirar os resíduos dos produtos utilizados.

- A limpeza da máscara deve ser realizada diariamente com lenço umedecido e semanalmente com água e detergente neutro na região de silicone que tem contato direto em região de nariz e/ou boca.
- A mangueira ou circuito também deve ser higienizada uma vez por semana com água e sabão neutro ou sabonete antisséptico.
Agende suas consultas de acompanhamento para garantir a saúde do seu sono.