O principal objetivo do tratamento da apneia do sono é manter as vias respiratórias abertas, para que a respiração não seja interrompida durante o sono. Em casos leves e específicos, alguns pacientes podem usar aparelhos odontológicos durante à noite, e em algumas situações mais específicas recorrer à cirurgias. No entanto, à terapia com CPAP é considerada um tratamento eficiente e eficaz para as pessoas que tem um acompanhamento especializado com fisioterapeutas em sono.
Quando estabelecido o protocolo terapêutico e mantido o tratamento de forma contínua, o uso do CPAP reduz a taxa de mortalidade, diminuindo os riscos de eventos cardiovasculares adversos. Além disso, o CPAP ajuda a reduzir a sonolência diurna, fadiga, dores de cabeça e outros sintomas associados à apneia do sono, promovendo um sono mais reparador e melhorando o bem-estar físico, mental e emocional.
Apesar dos grandes avanços tecnológicos, o maior desafio clínico atual é melhorar e manter a adesão ao tratamento, o que pode ser atingido com várias medidas de conforto na utilização do aparelho e acompanhamento de rotina com o Fisioterapeuta em Sono.

Atualmente, os índices de adesão dos nossos pacientes trazem dados estatisticamentes relevantes quando comparados com a média brasileira: “no período de 24 meses, 82% dos pacientes do nosso serviço permanecem em uso do CPAP.” (Dra. Renata Aurichio)
A apneia do sono deve ser encarada como uma doença crônica evolutiva que exige intervenções precoces e reavaliações regulares, garantindo que os prejuízos na saúde sejam minimizados e os efeitos colaterais e desconfortos corrigidos para uma melhor aceitação ao tratamento.
Lembre-se, o sono é um dos momentos mais importantes do dia. Ele funciona como um “alimento”, repondo as energias, revigorando o corpo e a mente e contribuindo para uma nova jornada.
É durante este intervalo de descanso que o corpo fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios, consolida a memória, entre outras funções de extrema importância para o funcionamento correto do organismo.
Consultas segmentadas e acompanhamento constante desde à pré-contemplação à manutenção terapêutica é preditor de sucesso!
Dormir bem precisa ser a sua prioridade, acredite!